sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DIVERSAS

FOTOS COMEMORA-TIVAS

SALA DO PROFESSOR

NOSSAS AÇÕES

Projeto Sala do Professor
Objetivo Geral


Transformar a Escola num espaço de formação de formação dos professores, a fim de desenvolver suas potencialidades e qualificar o desempenho do trabalho, por meio da organização de grupos de Estudos, construindo o comprometimento coletivo com o processo de ensino e aprendizagem.

Projeto de Leitura
Objetivo Geral


Levar s alunos a dominarem o código da língua materna para que possam cada vez mais se tornar leitores e escritores competentes, para que possam acessar novos conhecimentos novas tecnologias, participarem do mundo letrado e construírem sua cidadania.


Projeto Monitoramento
Objetivo Geral



Acompanhar de forma efetiva o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos com baixo rendimento escolar, obtendo assim, um panorama geral da sua real situação dentro do processo.

CONHEÇA NOSSO PPP

O que é o PPP?

Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita resignicar a ação de todos os agentes da instituição (p. 143).

Para que serve?

Para orientar todo trabalho realizado na escola segundo Veiga (1998), o projeto pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa, mas um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado". Portanto, trata-se de um instrumento que permite clarificar a ação educativa da instituição educacional em sua totalidade. O projeto pedagógico tem como propósito a explicitação dos fundamentos teóricos-metodológicos, dos objetivos, do tipo de organização e das formas de implementação e de avaliação institucional (p. 11-113).
O projeto pedagógico não é modismo e nem é documento para ficar engavetado em uma mesa na sala de direção da escola, ele transcende o simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversificadas, pois é um instrumento do trabalho que indica rumo, direção e construído com a participação de todos os profissionais da instituição.
O projeto pedagógico tem duas dimensões, como explicam André (2001) e Veiga (1998): a política e a pedagógica. Ele "é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade" (André, p. 189) e é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo". Essa última é a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade (Veiga, p. 12). Assim sendo, a "dimensão política se cumpre na medida em que em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica" (Saviani, cit por Veiga, 2001, p. 13).

HISTÓRICO DA ESCOLA

A escola denomina-se Escola Municipal de Educação Básica “Deputado Ary Leite de Campos”. Está situada na rua “H”, Quadra 12, S/Nº, Parque Mangabeiras, mantida pela rede municipal de educação, através da Secretária Municipal de Educação e Cultura do Município de Várzea Grande, foi denominada pelo decreto Lei N.º 2262/00 de 21/11/00 e criada pela Lei N.º 2336/01 e autorizada pela Resolução N.º 018/02 do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso. A E.M.E.B. “Deputado Ary Leite de Campos” atende a nove anos as crianças dos bairros Parque Mangabeiras, Jardim Imperial, Tarumã, Mapim, Cabo Michel e demais bairros da região.